Preservar o meio ambiente é assegurar o progresso no futuro

Postado por Admin em 07/11/2019

Preservar o meio ambiente é assegurar o progresso no futuro

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) vem a público externar o sentimento de tristeza e indignação com os recentes vazamentos de óleo que atingiram as praias nordestinas nos últimos dias. Não nos resta dúvidas de que a preservação do meio ambiente é um dos principais fatores para que o setor de turismo seja uma das atividades mais importantes para a região, possibilitando que a população extraia renda e gere desenvolvimento através de locais que atraem atenção de turistas brasileiros e estrangeiros.

Lamentamos que algumas empresas ainda não consigam dimensionar os impactos gerados por erros em suas atividades, negligenciando assim as normas exigidas para um funcionamento seguro, incorrendo em crimes com consequências devastadoras, deixando para trás um rastro de desesperança, ceifando vidas de animais marinhos que, de maneira ingênua, aproximam-se dos produtos tóxicos, além de paralisar as atividades turísticas, aumentando as dificuldades de uma conjuntura econômica em lenta recuperação.

Do lado econômico, é provável que a região sofra uma redução significativa no fluxo de turistas, visto que a situação já é retratada até mesmo fora do país. Desta forma, o desaquecimento puxará para baixo a renda e os investimentos locais, visto que a geração de emprego e renda durante o período de alta estação, iniciado a partir de setembro com a chegada dos dias de sol mais forte, poderá ser menor que nos anos anteriores. Em Pernambuco, o volume das atividades turísticas acumula um faturamento de 4,2 bilhões de reais até agosto, além disso, empregam de maneira formal aproximadamente 100 mil pessoas, números que podem ser encolhidos ao final de 2019, devido a estes tristes acontecimentos.

Do lado ambiental, os custos do desastre são imensuráveis, até porque não se precifica uma vida, mesmo que não seja a de seres humanos. A recuperação dos ecossistemas marinhos demandará acima de tudo tempo, pois, a natureza, após intervenção humana via limpeza dos fluídos, precisará voltar a se reproduzir. Desta forma, a Fecomércio-PE, por representar empresas que estão estabelecidas no setor e por entender que a preservação ambiental é importante ao crescimento sustentável, espera dos governantes meios mais efetivos de fiscalização.

Via site Fecomércio PE