Sindloja comemora 28 anos de fundação

Postado por Admin em 21/07/2017

Sindloja comemora 28 anos de fundação

O Sindloja está comemorando nesta sexta-feira 28 anos de fundação. Criado em 21 de julho de 1989, a entidade é, por lei, representante das classes do comércio, bens e serviços da cidade, como também das lojas do setor de supermercados e similares. Filiado à Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE) e à Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Sindloja sempre pautou a gestão na realização de ações em prol do comércio de Caruaru.

O desejo de reunir a classe empresarial partiu de uma necessidade do comércio da cidade no final da década de 80, como lembra um dos fundadores e ex-presidente Paulo Casé, que hoje continua dando sua contribuição ao Sindloja na função de diretor administrativo. “Na época, cidades como Palmares e Garanhuns já possuíam sindicatos da categoria econômica e Caruaru não tinha. Reunimos empresários e fundamos o Sindloja. No início, tivemos muitas dificuldades, mas ao longo dos anos fomos nos consolidando e evoluindo, até chegar ao nível que estamos hoje, coroando sempre com êxito as nossas ações”, analisa Paulo Casé.

As decisões do Sindloja incidem diretamente no funcionamento do comércio, como a determinação de jornada de trabalho, salários e regras gerais entre empregado e empregado, pois a entidade representa os lojistas nas negociações coletivas de trabalho. Além disso, o Sindloja oferece vários benefícios aos lojistas associados. Um dos principais é a Assessoria Jurídica, criada nos primeiros anos de fundação do Sindloja, com o objetivo de dirimir dúvidas e litígios que envolvam o direito do trabalho. Os associados do Sindloja dispõem ainda de vários convênios firmados pelo sindicato com empresas de diversos setores. O sócio pode ter desconto e benefícios em faculdades da cidade, plano odontológico, plano de saúde, cursos de capacitação e de língua estrangeira, internet banda larga e até parque aquático.

Em 28 anos de fundação, o trabalho do Sindloja hoje é reconhecido não só no Estado de Pernambuco, mas é referência em sindicatos patronais em todo o Nordeste. “O Sindloja chega aos 28 anos se consolidando no grupo das entidades sindicais de maior relevância e representatividade no Estado de Pernambuco e no Nordeste, graças à grande vocação ao associativismo empresarial de sua sociedade. Eu me sinto orgulhoso por fazer, juntamente com outros grandes empresários, parte da história dessa entidade sindical que tem grandes serviços prestados em prol do desenvolvimento do setor produtivo de nossa economia, trabalhado em defesa dos interesses na relação de trabalho entre empresas e colaboradores, estando sempre participativo nas ações de parcerias com outras entidades e o poder público, cumprindo dessa forma com propósitos das aspirações de seus associados”, afirma o ex-presidente do Sindloja e atual presidente do Movimento Polo Caruaru, Manoel Santos.

Entidades de classe consideradas co-irmãs também reconhecem a importância do Sindloja para o desenvolvimento de Caruaru. “O Sindloja tem um relevante papel prestado à frente da representação da classe lojista de Caruaru. Em todos esses 28 anos, o que chama atenção no trabalho que é desenvolvido é a parceria com as demais entidades de representação de classe, como a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e a própria Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL). Em nome da CDL Caruaru faço votos para que essa parceria saudável seja uma constante, sobretudo levando em consideração o desenvolvimento do movimento lojista de Caruaru”, afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), Márcio Porto.  “Em nome de toda a diretoria da Acic, recebam as nossas congratulações ao completar 28 anos de lutas vitoriosas em defesa da classe empresarial. Nossas mais sinceras homenagens e agradecimentos a todos que fizeram e fazem parte desta bela história”, analisa o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, Pedro Miranda.

O Sindloja vem engradecendo a classe lojista e pretende fortalecer sempre o espírito de associativismo entre os empresários. “Estar comemorando mais um aniversário do Sindloja, e neste momento como presidente, é uma satisfação muito grande e é motivo de orgulho para mim, por tudo que foi feito por nossa diretoria e pelas outras que deixaram sua contribuição. Hoje temos uma entidade forte e representativa que se destaca não só em Pernambuco”, explica o presidente do Sindloja, Alberes Lopes.