Livraria Estudantil: resistência ao tempo

Postado por Admin em 27/06/2017

Livraria Estudantil: resistência ao tempo

De todas as lojas do comércio de Caruaru, uma das mais antigas ainda hoje em funcionamento é a Livraria Estudantil. Fundada em 1942 por Severino Galvão Cavalcanti, funcionava no antigo beco do Major Sinval, local que atualmente recebe o nome da livraria. “Meu pai era de Timbaúba e recebeu um convite de Raimundo Ferreira, amigo dele, para visitar Caruaru. Depois de conhecer a cidade, os dois decidiram abrir a livraria”, recorda o empresário Ivan Galvão, filho do fundador da livraria e um dos que deram continuidade à empresa.

Em 1950, a Estudantil passou a funcionar na Rua Duque de Caxias, onde permanece até hoje. A empresa chegou a ser revendedora da Revista O Cruzeiro, que era o carro-chefe de vendas da livraria. “Proporcionalmente, Caruaru vendia mais revistas do que Recife. Os caruaruenses faziam fila na porta da livraria para comprar a revista”, observa Ivan Galvão.

Severino Galvão, conhecido como Dr. Galvão, expandiu seus negócios com a aquisição da Tipografia Leite e Silva, que funcionava na Rua Vigário Freire. A Livraria Estudantil também era um ponto de encontro para médicos, jornalistas, professores e escritores entre as décadas de 1950 e 1960. “Muitos profissionais quando encerravam seus expedientes se encontravam na esquina da Estudantil para conversar as novidades da época. Entre eles estavam Nelson Barbalho e Lício Neves”, recorda Galvão.