Galeria de Presidentes

Manoel Santos
(Gestão 2004-2010) - Gestão (2018-2022)

Manoel Santos esteve na presidência do Sindloja de 2004 até 2010. Ele marcou sua trajetória em função do movimento associativista, tendo participado de várias entidades de classe de Caruaru. O caruaruense foi presidente da Comissão Municipal de Emprego da cidade, presidente do Movimento Polo Caruaru, presidente e vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Caruaru (Acomac), e conselheiro do Senac.

Atualmente é presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Caruaru (Apac) e diretor de Crédito da Fecomércio-PE. Ocupa também as funções de conselheiro da Câmara Brasileira de Material de Construção da CNC e conselheiro do Conselho Deliberativo da Feira da Sulanca.

Manoel é bacharel em direito, tem MBA em administração financeira e é executivo da Cazanova construção. Na atual gestão do Sindloja, ocupa o cargo de diretor financeiro. Também é coordenador da Câmara Setorial De Material de Construção da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic).

Alberes Lopes
(Gestão 2014-2018)

Nascido em Caruaru, Alberes passou a infância na cidade de Ibirajuba –PE, mas aos 12 anos foi estudar e morar na sua terra natal. Com apenas 15 anos, já tinha seu próprio negócio: um estacionamento e um lava-jato, no Bairro Divinópolis em Caruaru. Em 2001, resolveu abrir um novo empreendimento, junto com sei pai, o Salão da Moto, que mantém até hoje, com duas unidades.

Alberes entrou para o movimento empresarial em 2007, quando assumiu o cargo de diretor da CDL jovem, depois a vice-presidência e, em 2010, foi eleito presidente, sendo reeleito em 2012 para o triênio 2012/2014.

Sua história no Sindloja começou em 2010, quando fez parte da chapa do então presidente do sindicato Michel Jean. Na entidade, Alberes ficou à frente da Diretoria Legislativa, uma das únicas nesse segmento no país, onde conseguiu destaque ao estreitar o relacionamento do Sindloja com o poder legislativo municipal, estadual e até nacional.

Seu modo dinâmico de atuar chamou a atenção da diretoria e seu nome foi aprovado para encabeçar a chapa da nova eleição, em 2013. Assumiu o posto maior do Sindloja na posse realizada em fevereiro de 2014, sendo eleito o quarto presidente do sindicato, para a gestão que termina em 2018.

Michel Jean
(Gestão 2010-2014)

Michel Jean Pinheiro Wanderley é natural de Jaboatão dos Guararapes. Sua primeira experiência profissional foi em 1990, no Recife, quando assumiu a função de auxiliar de escritório em uma empresa e logo depois ocupou o cargo de contador deste grupo. Após nove anos nessa empresa, decidiu trabalhar por conta própria, e, em 1999, criou a Wanderley Contabilidade, que depois se tornou Bureau de Serviços Contábeis e Gestão Empresarial do Nordeste, a BCNE contabilidade.

Em 2001, já atuando em Caruaru, Michel passou a fazer parte da Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape), sendo eleito o mais novo presidente da entidade, com apenas 27 anos de idade. De 2001 a 2006, fez parte do Movimento Polo Caruaru. Em 2006, Michel concluiu o curso de ciências contábeis na Faculdade do Vale do Ipojuca. Também ocupou o cargo de delegado da sub-sede do Conselho Regional de Contabilidade em Caruaru e fez parte do Conselho de Desenvolvimento de Caruaru.

Em 2004, Michel foi convidado pelo então presidente do Sindloja, Manoel Santos, para fazer parte da diretoria na função de diretor financeiro. Já em 2010, foi eleito para o cargo maior do Sindloja e assumiu a função de presidente da entidade. Desde 2004, Michel também exerce o cargo de diretor da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).

Paulo Casé
(Gestão 1989-2004)

Advogado por formação e empresário por vocação, tem na sua experiência como administrador a responsável pelo sucesso de sua trajetória na vida pública. O caruaruense Paulo Casé iniciou a vida empresarial aos 18 anos e ao longo de sua trajetória participou ativamente do movimento lojista de Caruaru. Entrou para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em 1967, onde foi presidente por dois mandatos e criou o serviço de proteção ao crédito.

Foi vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) por duas vezes, assumiu o cargo de secretário municipal de Indústria e Comércio e presidiu a Comissão Municipal do INSS em Caruaru.

Ele também foi um dos principais organizadores da Festa do Comércio, tradicional festividade de fim de ano em Caruaru, onde presidiu o evento por vários anos. Foi um dos fundadores do Sindloja, em 1989, e dedicou 15 anos à presidência da entidade. Até hoje participa ativamente das decisões do sindicato e ocupa o cargo de diretor administrativo.

Paulo faz parte da Fecomércio desde 1989, onde é diretor. É também conselheiro estadual do Sesc e conselheiro nacional do Senac.